PROJETO INSTITUCIONAL- CENTRO

§

FICHA TÉCNICA


Área total: 20.000  m²

Local: Centro, São Paulo- São Paulo

Projeto: Cassim Calazans Arquitetura e Interiores

GALERIA DE ARTE

Galeria de arte é um espaço onde são expostas adequadamente as obras de arte. Os espaços são definidos para proporcionarem segurança e uma correta apreciação dos objetos expostos levando ao público, conhecimento, informação e cultura de forma bem distribuída e inteligente.

CONCEITO E OBJETIVO

São Paulo é uma das cidades com a maior concentração e desenvolvimento cultural do mundo, o que nos motivou para implantação e proposta deste projeto na cidade. No caso da escolha da região, que é a central da cidade, pelo fácil acesso, ainda há um grande déficit de elementos culturais na área e mais uma série de motivos que nos levou a essa determinação.

O projeto foi desenvolvido voltado para as características culturais e para o seu entorno, pois na nessa região se concentram os mais importantes edifícios da cidade, muitos deles tombados pelo patrimônio histórico. Outro ponto importante foi prever um térreo com passagens livres e espaços de convívio para a população.

O PROJETO PROPOSTO

O terreno está localizado entre as ruas Major Sertório, Rego de Freitas, Augusto Domingos Pereira e Av. Ipiranga, estas que são de extrema importância e relevância na cidade.

Neste contexto, a proposta é um projeto de arquitetura com usos diferenciados, estes que são, a galeria para exposições, a parte de ensino com sala de aula e ateliês e habitação temporária para estudantes estrangeiros, somando a introdução de praças no térreo priorizando a conexão de pedestres e convívio da população, misturando o conhecimento de culturas. Essas áreas abertas fazem a ligação da esquina da Av. Ipiranga com a rua Major Sertório que são rodeadas pelo uso comercial da edificação, reproduzindo assim as características do local.

Outra questão importante para o desenvolvimento desse projeto foi solucionar as dificultosas empenas que envolviam o nosso terreno. Por isso, a criação de uma caixa de vidro para dar unidade ao edifício, prevalecendo a leveza do material e proporcionando uma vista incrível para os usuários da galeria de arte.