PROJETO INSTITUCIONAL – FLORIPA

§

FICHA TÉCNICA


Área total: 20.000  m²

Local: Centro, Florianópolis- Santa catarina

Projeto: Cassim Calazans Arquitetura e Interiores

 

PROPOSTA DE CENTRO DE TREINAMENTO E PESQUISA PARA ANIMAIS DOMÉSTICOS ABANDONADOS

CAFÉ LOCALIZADO EM BAIXO DA PRAÇA

CAFÉ LOCALIZADO EM BAIXO DA PRAÇA

JUSTIFICATIVA

Ao longo da nossa pesquisa obtivemos algumas conclusões para que o conceito e projeto proposto fizessem sentido, assim tendo maiores chances de sucesso.

A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro, destes, 10% estão abandonados.

Por uma combinação de fatores assistimos ao aumento descontrolado de animais abandonados vagando por toda a cidade de Florianópolis nos últimos anos, como consequência da inoperância das administrações municipais anteriores possui hoje uma população média estimada em 10.000 cães abandonados e errantes por suas ruas.

Além de tudo, outro fator que nos chamou a atenção é que o mercado de produtos e serviços para bichinhos de estimação faturou 14,2 bilhões de reais em 2012, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, Abinpet, e só vem crescendo a cada dia. Este fator é muito relevante, pois colaboraria para rentabilidade do instituto.

O terreno que é um quarteirão inteiro no coração do centro da cidade e meio a um polo empresarial e institucional, está localizado entre a Av. Hercílio Luz, Rua José da Costa Moellmann e Rua Dr. Álvaro Millen da Silveira, foi escolhido justamente pelo alto fluxo de pessoas em variados horários e porque neste quarteirão faz parte uma praça existente chamada Praça Tancredo Neves ou mais popular Praça dos Três poderes onde a mesma ajuda a fazer a conexão entre os outros quarteirões e atrair as pessoas para convívio. Inclusive, já era existente um concurso público cujo o tema era a revitalização da mesma que hoje se encontra em um estado degradante.

CONCEITO

Para os animais abandonados, a intenção é que sejam recolhidos, recebam todo o tratamento clínico necessário e sejam reabilitados e treinados para serem colocados à disposição para adoção.

Neste projeto a ideia é que seja um instituto auto-sustentável sem que dependam 100% de doações privadas ou do governo, sendo assim projetamos uma grande mistura de serviços e atividades, como lojas, restaurantes e etc, onde todos os lucros seriam revertidos para o abrigo e reabilitação dos animais abandonados, principal item dessa proposta de projeto institucional .

O Centro Educacional de Pesquisa, Treinamento e Especialização para veterinários e ajudantes já serviria para obter voluntários com capacidade técnica para cuidar dos animais em quanto estiverem em fase de aprendizado, além de serem pagantes para os cursos onde alguns planos teriam a opção de poder morar no complexo, pois criamos essas acomodações.

A sede do Conselho Regional De Medicina Veterinária estava disperso em um local desapropriado na cidade, então achamos conveniente agregá-lo nessa edificação criando um polo importante do segmento, além de atrair grandes profissionais da área, professores, Doutores, Mestres e etc.

propondo-mundo-melhor7

OBJETIVO

Um dos nossos principais objetivos é que com a nossa arquitetura, de certa forma, acabe influenciando na atitude e no sentimento das pessoas, sendo que as conexões e partidos arquitetônicos foram pensados para que haja um grande aumento da taxa de adoção na cidade.

O centro de pesquisa e treinamento tem como grande objetivo formar profissionais mais capacitados usufruindo desse dia a dia tendo uma grande experiência in loco, funcionando como um tipo de especialização ou residência.

A sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que antes estava locado em um lugar inapropriado e fora de contexto na cidade, foi anexada ao complexo assim podendo trazer as questões do conselho mais para perto do estudo e da prática. Atraindo também profissionais de excelência e alta competência trazendo conteúdo e transformando a  estadia dos animais em algo amável e agradável para eles.

PARTIDO ARQUITETÔNICO

O terreno escolhido esta no coração da cidade, uma quadra com um entorno muito importante formado por prédios comercias e institucionais, em sua grande maioria voltados para a justiça, mas também contamos com um SESC e um SENAC.

Com todo esse fluxo optamos por deixar um térreo mais livre, mantendo apenas os acessos e os segmentos públicos do complexo como lojas e restaurantes. Rebaixamos os canis e a área de treinamento para que isso se tornasse uma atração, desta forma criando uma interação entre os animais e as pessoas que usufruem desse espaço influenciando futuras adoções.

A Praça dos Três Poderes, que já era existente estava totalmente degradada e mal usufruída, recebeu um novo desenho com uma requalificação agradável e uma ligação entre o projeto e o resto do entorno.

O projeto também conta com algumas instalações para moradias temporárias voltadas para os estudantes, afim de facilitar os estudos e a locomoção dos mesmos e também ser mais um item que gerará lucro junto ao centro educacional e os comércios para manter o Instituto.

Para fachada propusemos uma malha ornamental de madeira que abraça todo o prédio frente a uma película de vidro, que funciona como brises para melhor conforto térmico da edificação.

PLANTAS

propondo-mundo-melhor11

    .

.

.

.

DESENHO DAS FACHADAS E CORTE

.

propondo-mundo-melhor1

propondo-mundo-melhor13

propondo-mundo-melhor14

propondo-mundo-melhor15