REFORMA DE APARTAMENTO – SAUDE

§

FICHA TÉCNICA


Área total: 104 m²

Local: Monte Alegre – São Paulo

Projeto: Cassim Calazans Arquitetura e Interiores

Execução: Cassim Calazans Construtora

AMPLA E ALEGRE MORADA!

PUBLICO ALVO E OBJETO

O apartamento que já era habitado pelos clientes há alguns anos foi inteiramente reformado e adaptado para uma melhor distribuição e uso do espaço. O que antes era um apartamento escuro, apertado e mal dimensionado se transformou em uma residência alegre, iluminada, cheia de amplitude e personalidade que faz jus aos clientes, um casal jovem e duas filhas gêmeas com idade de aproximadamente 11 anos.

cassim_calazans-gustavo-awad-fotografia-40

 

PONTO DE PARTIDA 

Como ponto de partida transformamos os espaços em ambientes amplos mudando todo o layout para os lados que favoreciam o apartamento. O sofá por exemplo, foi locado na maior parede onde pudéssemos ter maior linearidade tornando-o um sofá em L. O painel da TV também foi locado na área mais propicia ao layout amplo que estávamos implantando, nichos laterais guardam equipamentos e fazem a função de separar sala do escritório e lavabo.

O que fez toda a diferença nesse layout foi relocar a porta de entrada do lavabo que antes era virada de frente para sala, agora é voltada para dentro do escritório.

A marcenaria em laca com nichos iluminados traz sintonia e e beleza ao espaço, a continuação dela escondem as portas de correr da sacada, onde a mobilidade impera podendo o vão ficar totalmente aberto com as portas escondidas atrás do painel ou fechadas quando quiserem ou houver necessidade.

INTEGRAÇÃO E DESIGN

A mobilidade das portas realça ainda mais a integração dos ambientes deste apartamento, que foi criado justamente com este objetivo.

Na sala de jantar a pedido da cliente, lugar para 8 pessoas, sendo a mesa redonda a melhor escolha para a circulação do ambiente. O modelo, uma clássica mesa Saarinen Tulipa branca do designer Eero Saarinen com tampo de mármora carrara. Dando um toque final ao espaço pendente branco com detalhe em madeira trás aconchego e quadros retangulares trazem elegância e personalidade.

A integração está impressa também no piso, vinílico que imita madeira em forma de espinha de peixe foi instalado em todo apartamento incluindo a sacada que foi nivelada ao piso interno, excluindo as áreas molhadas, cozinha, área de serviço e banheiros que contam com revestimentos de porcelanato.

Escritório que encanta com leveza e uma pitada de cor atende todas necessidades do casal, sendo um pequeno espaço de trabalho e que agregue alguns elementos para guardar arquivos e outros itens de escritório. O lavabo onde o acesso agora é pelo escritório, que também se integra com a sala, leva piso e bancada esculpida em pedra de Limestone Baiteg blue. Na parede, a combinação de materiais da sentido a contemporaneidade, madeira, papel de parede, espelho e couro.

 

cassim_calazans-gustavo-awad-fotografia-51

 

Revestimento rústico da Portobello cobrem as paredes da sacada trazendo uma atmosfera de área externa. A varanda se torna uma continuação da sala de estar, sendo assim ganhou um banco em toda a sua extensão permitindo que seja utilizado de várias maneiras, que podem variar conforme a necessidade da família.

O móvel  de madeira ao final da sacada que escondem as condensadoras de ar condicionado deu lugar a uma cervejeira, bebida preferida dos moradores, e apoio para vasos e hortas.

COLORIDO E BASES NEUTRAS

Revestimento colorido da Emme Due transforma cozinha que era triste e sem cor em jovialidade e alegria pura, com base neutra na cor cinza para dar leveza e contrastes, compostas entre piso, bancada e marcenaria fixa, essa que já era existente e foi reformulada, se mistura com novos gabinetes e torre de apoio de madeira com acabamento em freijó lavado.

REFORMA DOS BANHEIROS E QUARTOS 

Banheiros e quartos também foram reformados dando mais espaço e funcionalidade aos ambientes, sendo cada um deles com a personalidade de quem os usufrui.

O casal desfruta de um quarto funcional para o dia a dia, claro e com um pouco de cor nos detalhes. Destaque para o papel de parede  na na cor branca que possui uma textura em zigzag.

 

A decoração do quarto e banheiro das meninas é colorido e divertido, cada um com sua peculiaridade. Com design escandinavo papeis de parede da marca HOUSED assinam esse projeto com singularidade, dando identidades românticas e modernas aos quartos. No banheiro um degradê de cores voltadas para coral, branco e cinza, dessa vez quem impera é o modelo Chez Moi da Portobello.

.

cassim_calazans-gustavo-awad-fotografia-24